Como organizar uma Feira de Trocas

Passo-à-passo para organização de uma Feira de Trocas:

1º Defina o local:
A feira de trocas pode ser organizada em qualquer local onde haja espaço para disponibilização dos produtos, como por exemplo, em parques, praças, salões de festas e salas de aula em escolas. Sempre que possível, dê preferência a locais cobertos para evitar problemas com o tempo.

2º Defina o dia e hora:
É importante que seja determinado a hora de início e de término da feira. Aconselha-se que a feira não tenha uma duração muito longa, pois o ideal é que o maior número de pessoas possa se encontrar para realizar as trocas.

3º Divulgue entre as pessoas interessadas:
A divulgação deve ser direcionada aos potenciais interessados. Para isso, pode-se usar as redes sociais, lista de emails, ou divulgação de panfletos (veja nosso modelo). É importante deixar claro na divulgação sobre quais tipo de produtos pretende-se trocar na feira, como livros, CDs, DVDs, eletroeletrônicos, roupas, acessórios ou outros.

4º Organize o espaço da feira:
Os produtos podem ser expostos em mesas, cangas ou tecidos colocados no chão. Cada pessoa que chega na feira deve identificar-se, colocando uma etiqueta com seu nome nos produtos e em si.

5º Oriente a dinâmica das trocas:
As pessoas devem ser orientadas a circular e verificar os produtos que desejam trocar, em seguida, devem procurar os donos e perguntar se desejam realizar a troca. Ninguém é obrigado a trocar o que não queira, tudo deve ser feito com o consentimento dos participantes. Podem ocorrer trocas entre mais de duas pessoas, por exemplo: João quer o relógio de Maria, que quer o CD de José, que quer o livro de João.

6º Destinação dos produtos que sobram após a feira:
É possível que após a feira sobrem produtos, por isso é importante pensar em uma instituição de caridade para doar os produtos remanescentes.

7º Limpeza do local:
Após a feira, não se esqueça de cuidar da limpeza do local, dando a destinação correta ao lixo reciclável.


Modelo de Panfleto de Divulgação da sua Feira:

http://issuu.com/novasideiasweb/docs/panfleto_feira_de_trocas